Os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e a assessoria jurídica vão tentar acordo extra judicial com a indústria de laticínios Friosul, com sede em Caxias do Sul, para que a empresa pague o dinheiro que deve aos agricultores, referente à entrega de leite. Ontem pela manhã houve reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, com produtores de Ijuí e Bozano.
O advogado, Alex Manchini, que participou do encontro, disse que na próxima semana vai se reunir, novamente, com a direção da Friosul, na Serra Gaúcha. A empresa passa por problemas financeiros. Frisou que os produtores com recursos a receber da indústria e que desejam aderir à proposta do acordo extra judicial, devem comparecer no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de onde pertencem para assinar o termo de adesão.
Alex Manchini ainda comentou que agora a finalidade é organizar um plano de pagamento com a Friosul. Se essa quitação não der certo, então haverá ingresso na Justiça para cobrança dos débitos. Cerca de 90 agricultores da região de Ijuí têm dinheiro atrasado para receber da indústria, devido a leite repassado recentemente, o que soma entre 900 mil e um milhão de reais.