Busca rápidaX

MANCHETES

De cadastros a abrigos, secretário Zeca Buzatto destaca as ações do Desenvolvimento Social em Ijuí

23 de maio de 2022

Em entrevista à RPI na manhã desta segunda-feira, 23, o secretário de Desenvolvimento Social, Zeca Buzzato, destacou as ações em andamento na pasta. “O leque de ações da secretaria é muito grande, ele começa desde a questão da distribuição de alimentos e cestas básicas até encaminhamento de Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência, Cartão do Idoso, beneficiários da Cozinha Comunitária, tendo neste último, batido todos os recordes de semana a semana, no atendimento”, destacou.

No dia a dia, o trabalho consiste em realização dos cadastros, cartões, tendo na cozinha comunitária pelo menos 300 refeições diárias sendo servidas à comunidade. O Cadastro Único, por sua vez, é de onde é fornecido o NIS, número de inscrição social que habilita para o recebimento do Auxílio Brasil à população mais vulnerável.

“Uma ação mais pontual agora, iniciada no sábado passado, é a questão da campanha do agasalho na Praça da República, onde foram recolhidos em torno de 500 peças de roupas e cobertores”, contou o secretário. Em alguns casos, a secretaria faz a entrega desses materiais quando famílias não tem condição de buscar, se não, elas permanecem na chamada “loja”, espaço junto à secretaria onde as mesmas ficam higienizadas e separadas para a população. 

A pasta realiza ainda serviço de assistência social, principalmente neste período de frio, encaminhando cidadãos em situação de vulnerabilidade. Existe no município, abrigo para aqueles em situação de rua, por exemplo. “O assunto é mais complexo do que vemos no dia a dia, questão de desastres naturais como em casos de fortes chuvas, e a questão de moradores de ruas o município ajuda sempre que possível, vamos até o local e muitas vezes o pessoal não aceita ajuda”, explicou Zeca. Neste ponto, ele comentou ainda sobre o fato da comunidade muitas vezes ajudar, doando roupas ou alimentos, o que incentiva que o indivíduo permaneça na situação, uma vez em que recebe o básico para sobreviver. 

Ouça na íntegra:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!