Busca rápidaX

Produtor investe na cultura do trigo e aposta na safra de inverno para minimizar efeitos da estiagem

25 de maio de 2022

Depois dos prejuízos na safra de verão, causados pela estiagem, a expectativa do agricultor concentra-se agora na safra de inverno, principalmente na cultura do trigo.
Para amenizar os estragos causados pela seca, muitos agricultores optaram por aumentar a projeção da área de trigo. Outro fator que motivou o agricultor a investir foi o preço do cereal no mercado internacional, que trouxe reflexos também no Brasil. Hoje por exemplo, o trigo está cotado a R$ 110,04.

Segundo o gerente da empresa 3 Tentos Agroindustrial de Ijuí, André Bigolin, provavelmente no momento da comercialização do trigo, ou seja, nos meses de outubro e novembro, o cereal vai continuar bem valorizado, o que também motiva o produtor.

No entanto, na mesma medida em que o valor do trigo aumentou, o custo da produção também. André citou como exemplo o valor do óleo diesel e do fertilizante, que quase quadruplicou. Esses fatores, segundo ele, vão limitar o agricultor na hora de investir em tecnologias nas lavouras não somente no trigo mas em outras culturas de inverno, como aveia branca e canola por exemplo, em que o custo do fertilizante também terá grande impacto.

Sobre o início do plantio do trigo, recomendado para 20 de maio, Bigolin afirma que o produtor deve escalonar para ficar menos vulnerável a episódios climáticos futuros, como a geada por exemplo. Provavelmente o foco será a primeira semana de junho.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!