A baixa procura pela vacina que protege contra a gripe vem preocupando profissionais de saúde de todo estado. Nessa segunda etapa da campanha, podem receber o imunizante, crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.
Em Ijuí, o publico alvo abrange 37 mil 210 pessoas, no entanto, até essa sexta-feira (27), somente 16 mil e 17 pessoas haviam recebido o imunizante. Do total do público-alvo, 40% das crianças receberam a dose, 21,4% das gestantes, 51% dos idosos. Somente 9,8% das puérperas receberam o imunizante. Os trabalhadores da área da saúde representam 68%.
A imunização é de extrema importância para evitar as complicações da doença, relacionadas à hospitalização e morte. Tomar a vacina pode até não impedir de pegar o vírus influenza, mas diminui consideravelmente o risco de o quadro evoluir para algo mais grave. A campanha está prevista para terminar no dia 03 de junho.