A Receita Federal paga hoje (31) o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. O pagamento será feito para 3,3 milhões de contribuintes.
Com base nas declarações do ano passado, a Receita Federal de Ijuí projeta receber 20 mil 588 declarações. Até o inicio dessa manhã (31), haviam sido entregues 18 mil 781, ou seja, ainda faltam 1807 declarações que tem somente até a noite de hoje para serem enviadas.
Dos nove municípios de abrangência da área de jurisdição, Jóia é o que mais contabiliza contribuintes em atraso: no ano passado foram 883 declarações enviadas. Até essa manhã 794 haviam sido entregues, ou seja, apenas 89,92%.
Já em Nova Ramada, 98,19% dos contribuintes já garantiram a entrega. Em 2021 o município recebeu 441 declarações, até a manhã dessa terça-feira, 433 já haviam sido entregues.
Paulo Lauer, analista tributário da Receita Federal com sede em Ijuí, lembrou nessa manhã, em entrevista à Rádio Progresso, sobre as consequências a quem não enviar a declaração dentro do prazo. A primeira delas é que existe a incidência de multa, cujo valor varia de acordo com o imposto devido pelo contribuinte. Além disso, o CPF também pode ficar pendente, o que ocasiona diversos transtornos. Paulo destacou ainda que não há projeção para ampliação do prazo, ou seja, os documentos devem ser enviados hoje.