O deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT), detalhou em entrevista à Rádio Progresso de Ijuí, a tramitação do projeto originário do governo do Estado, que visa transferir do orçamento estadual, em torno de R$ 500 milhões, para serem investidos em obras de rodovias federais no Rio Grande do Sul.
“O governo mandou esse projeto há cerca de 40 dias em regime de urgência (para a AL-RS), isso significa que ele deveria ter sido votado em até 30 dias, porque todo projeto que entra na casa em regime de urgência, depois de 30 dias de tramitação, ele tranca a pauta. E o que aconteceu é que, ao chegar nesses 30 dias, o governo percebeu que não tinha votos suficientes para garantir a aprovação desse projeto e acabou retirando o regime de urgência. Desta forma, esse projeto permanece tramitando na casa, mas agora não mais em regime de urgência. O que se sabe é que o governo segue tentando buscar apoio para aprovar o projeto, em vendo que haja essa possibilidade, acredito que o governo pode voltar a colocar o regime de urgência nesse projeto”, detalha o deputado estadual.
Porém, Loureiro acredita ser difícil o governo gaúcho conseguir apoio suficiente para aprovar o projeto na Assembleia Legislativa gaúcha. Para o deputado, a pressão que entidades, representantes de prefeituras e demais setores da sociedade tem feito pela não aprovação do projeto é grande. O principal questionamento para embasar a não aprovação do projeto é centrado na enorme demanda de investimento que rodovias estaduais