Busca rápidaX


MANCHETES

HCI reagenda cinco procedimentos eletivos pelo risco de desabastecimento de matéria-prima

7 de junho de 2022

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), divulgou ontem (06) uma nota a diversos órgãos da saúde comunicando sobre a suspensão temporária de procedimentos eletivos na casa de saúde, em razão do risco de desabastecimento de medicamentos e materiais hospitalares.
Em entrevista a Rádio Progresso nesta manhã (07) o presidente, Dr. Douglas Uggeri, detalhou a informação e disse que o hospital não enfrenta nenhum desabastecimento, no entanto essa foi uma medida preventiva para que o problema não ocorra.
Ele lembrou que todo País enfrenta esse risco,  em razão dos impactos gerados pelo novo lockdown na China, após o país registrar um aumento de casos de Covid-19 em abril, o que afeta diretamente o comércio exterior das indústrias do Brasil. No entanto, segundo o presidente, apenas cinco procedimentos marcados pra ontem (06) e hoje (07) foram reagendados, sem que a ação ofereça nenhum risco aos pacientes. “O HCI é referência em diversos segmentos, não poderíamos expor nossos pacientes ao risco de desabastecimento, precisamos ter materiais o suficiente para atender, principalmente, casos de urgência e emergência”. No entanto, segundo Uggeri, no máximo até amanhã (08) a situação já deve ser normalizada.

No Rio Grande do Sul, a falta de medicamentos em farmácias, inclusive privadas, municípios e hospitais já causa restrições em cirurgias. Conforme o Conselho Regional de Farmácia a falta de medicamentos é generalizada, e uma das razões é a escassez de matéria-prima. Atualmente, cerca de 90% dos insumos usados no Brasil para a produção de medicamentos vêm da China e da Índia.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí