Busca rápidaX

Reunião da Fetag com parlamentares trata sobre temas da agricultura e da pecuária familiar

13 de junho de 2022

Na manhã desta segunda-feira (13), a Fetag-RS recebeu em sua sede deputados(as) federais e senadores do Rio Grande do Sul para realizar uma grande reunião apresentar o cenário atual da agricultura e da pecuária familiar e as demandas do setor para o futuro, que vive situação difícil em virtude de problemas como a estiagem da última safra e a alta no custo de produção. Para a reunião de hoje, todos os 31 deputados e deputadas federais, além dos três senadores, foram convidados.

O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, saudou os(as) convidados e apresentou uma série de demandas e que questões que precisam ser tratadas urgentemente pela bancada federal para auxiliar a agricultura e a pecuária familiar, dentre elas, os itens restantes da pauta da estiagem que ainda não foram atendidos, a destinação de recursos suficientes para atender o setor no próximo Plano Safra – fato que está causando grande preocupação para a Fetag-RS e para os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais – e questões relacionadas a saúde e a previdência social.

Joel também apresentou prioridades macro para que os(as) parlamentares possam se debruçar nos próximos dias, como o orçamento secreto destinado a emenda de relator – que neste ano foi de R$16 bilhões, considerado incompatível com a realidade -, revogação da Política de Paridade Internacional praticada pela Petrobras, realização de auditoria da dívida pública e para que se tenha orçamento adequado para que as políticas públicas da agricultura e da pecuária familiar possam ser operacionalizadas.

Foi encaminhado na reunião que será marcada uma agenda a pedido de todos os(as) parlamentares que estavam presentes na Fetag-RS com o ministro da Casa Civil do Governo Federal, Ciro Nogueira, com os Ministérios da Economia, da Agricultura, do Planejamento e o Banco Central para tratar sobre as pautas relatadas.

De acordo com o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “a reunião de hoje foi positiva, pois é importante que a bancada federal, independentemente de partido, esteja unida em torno da agricultura e da pecuária familiar para sanar os problemas e estimular o setor. Se a agenda em Brasília com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, for marcada, estaremos lá mais uma vez para garantir que a voz do(a) agricultor(a) e pecuarista familiar seja ouvida”.

Participaram da reunião de hoje os(as) deputados(as) federais Pompeo de Matos, Heitor Schuch, Maria do Rosário, Dionilso Marcon, Henrique Fontana, Covatti Filho, Jerônimo Goergen, Giovani Cherini, Alceu Moreira e Elvino Bohn Gass; a suplente do senador Paulo Paim, Reginete Bispo, e os senadores Luiz Carlos Heinze e Lasier Martins. Representando a Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de todo o Estado estiveram presentes os(as) membros da diretoria efetiva da federação e os(as) coordenadores(as) das regionais sindicais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Fetag