O preço do leite pago para o agricultor, neste mês, referente ao produto entregue em maio, registra acréscimo de 15 a 20 centavos por litro. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Augusto Pestana, Volnei Hasse, o preço médio é de 2 reais e 70 centavos para produtores da região de Ijuí. Porém, agricultores com total diário acima de 2 mil litros chegam a receber de 2 reais e 95 centavos a 3 reais.
Volnei Hasse observa que para o mês que vem, referente ao leite entregue para empresas e indústrias agora em junho, o preço por litro deverá ter novo aumento, em torno de 20 centavos. Essa melhoria no preço do leite para o produtor se deve à redução do produto no mercado, ainda devido à estiagem do último verão. Com isso, agora as indústrias realizam constante busca pelo produto, portanto, melhoria no preço para o agricultor.
O problema é que seguem altos os custos para produzir leite. No topo desta cadeia está a ração, com preço médio de 2 reais e 50 centavos o quilo, devido ao aumento nas cotações da soja, milho e outras comodities. Volnei Hasse enfatiza que com o preço atual recebido pelo leite, os agricultores conseguem lucrar de 5 a 10% por litro. O resto é custo.