A Coxilha Nativista de Cruz Alta, que ocorre dos dias 27 a 30 de Julho, voltará nessa edição a ser realizada junto ao Ginásio Municipal. O anúncio foi feito ontem pela manhã (27) no Salão Nobre da Câmara de Vereadores, pela Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto. “Este ano a Coxilha Nativista será a maior de todos os tempos, estamos todos com saudade de estarmos no ginásio com nossos amigos e familiares para assistir ao festival. Essa coxilha será a comemoração dos nossos 200 anos com público! A entrada será gratuita e temos a certeza que a população irá lotar o ginásio. Fica nosso convite para que a comunidade cruzaltense prestigie o evento”.
Foram anunciadas as 30 músicas classificadas para o grande festival, as 16 músicas classificadas para Coxilha Piá e os shows. A Coordenadora de Cultura, Turismo, Artes e Eventos, Shana Reis, apresentou a programação do evento. “Esperamos que as pessoas estejam participando tanto no parque de exposições, quanto no ginásio”. A programação ficou assim definida:
Shows
Quarta-feira
Palco instrumental: Márcio Corrêa
Abertura palco principal: Jonei/ Grupo Internacional de Dança Chaleira Preta
Intervalo: Nossas Gaúchas (Fabi Lamaison, Andréa Rosa e Manu Macuglia) com participação de Alice Cardoso;
Quinta-feira
Palco instrumental: Luizinho Corrêa
Abertura palco principal: Oscar dos Reis
Intervalo: Cristiano Quevedo
Sexta-feira
Palco instrumental: Everson Maré
Abertura palco principal: Gabirel Selvage
Intervalo: João de Almeida Neto
Sábado
Palco instrumental: Pertônico
Abertura palco principal: Chango Spaziuk e Alejandro Brites
Intervalo: Lançamento do Projeto “A Dupla de Outro” com Gerson Fogaça e Bonitinho
Parque de Exposições:
Acampamento da Coxilha
Evento Cheff CCGL
Concurso de Trova Mi Maior de Gavetão organizado pela Associação dos Trovadores de Cruz Alta
Concurso Truco Cego organizado pela Gurizada Medonha
30º Rodeio Crioulo organizado pelo Piquete Presilha Cruzaltense
Baile da Coxilha com Os Serranos na Etnia Alemã
Mostra de Danças e mateada (em torno do ginásio)
Músicas Classificadas- A triagem das mais de 800 composições inscritas aconteceu na semana passada, e a avaliação ficou por conta dos jurados Anomar Danúbio Vieira, Edilberto Bérgamo, Juliana Spanevello, Marçal Furian e Marcio Correia.
Coxilha Piá- Neste ano, o festival também terá o retorno dos jovens talentos, através da 36ª Coxilha Piá, que acontece nos mesmos dias (27 a 30 de julho), nas categorias Piá e Piá Taludo, para crianças e adolescentes até 17 anos. O Festival de interpretação, terá o júri composto por: Cássio Figueiró, Felipe Mello e Luiza Barbosa.
Entradas no ginásio- As entregas das pulseiras iniciarão no dia 25 de julho na Prefeitura e na Casa de Cultura ou na entrada dos dias do festival.
Comercialização de mesas:
Valor de R$400 para quatro pessoas (todas as noites)
Valor de R$500 para cinco pessoas (todas as noites)
Vendas a partir do dia 02 de julho (sábado), a partir das 14h, na Casa da Cultura. A forma de pagamento será por boleto.
Coxilha vai às ruas- Em um projeto que está em sua terceira edição, o Coxilha vai às ruas levará, outra vez, a música regionalista até os bairros, “Nesse ano, o palco móvel da Coxilha vai às ruas, estará nos bairros de Cruz Alta, fazendo paradas em vários pontos para que a comunidade possa interagir com os artistas, cantar e dançar”, diz Shana.
Sobre o Ginásio- O Ginásio Municipal foi fechado ainda em 2019, para reformas. A obra não foi concluída e nem sequer houve algum outro projeto para conclusão pela antiga gestão.
Em 2021 a Administração Municipal fez o projeto da troca do piso do ginásio e dessa forma não perdeu o recurso, a empresa já está contratada, porém aguarda o pagamento pelo governo federal para iniciar a obra.