Um Programa desenvolvido pela Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Emater de Pejuçara, incentiva a produção e comercialização de produtos provenientes da olericultura e fruticultura.
Segundo a titular da pasta, Andressa Perlin, a intenção é dar condições aos produtores para que possam fornecer alimentos mais saudáveis à população, com preços mais acessíveis, gerando emprego no campo e reduzindo o êxodo rural. “Sabemos que alguns agricultores já comercializam seus produtos, ainda que precariamente, então queremos implementar um programa que poderá proporcionar melhorias estruturais, qualificando os produtores de hortifruti e disponibilizando para comunidade produtos de qualidade”, complementou.
O Programa de apoio aos Produtores de Hortifruti, prevê incentivo para o fornecimento gratuito de serviços técnicos e agronômicos através da Secretaria Municipal e da Emater, auxílio financeiro para aquisição de mudas ou sementes frutíferas e olerícolas, corretivos e fertilizantes, material de instalação, ampliação e construção de estufas, estruturas de pomares e reformas de canteiros, até o limite de cinco mil reais.
Para serem inclusos no programa, agricultores precisam estar dentro do limite geográfico do município de Pejuçara, apresentar certidão negativa de débitos com o município, apresentar declaração de aptidão ao PRONAF ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar. Aos empreendimentos localizados na zona urbana é preciso apresentar inscrição como MEI e parecer socioeconômico, atestando vulnerabilidade social, entre outros.
O Projeto será encaminhado ao Legislativo Municipal para aprovação.