A Secretaria da Saúde de Ijuí realizou o levantamento de ausentes em consultas médicas agendadas. A análise levou em conte o recorte entre os meses de abril, maio e junho. O número de pacientes que não comparecem surpreendeu o titular da pasta, Marcio Strassburger, que revelou em entrevista à Rádio Progresso, que em média de 10 a 12% das consultas marcadas não há o comparecimento.
“Isso significa que temos 550 a 600 consultas diárias nas unidades básicas de saúde e em torno de 60 consultas agendadas são perdidas por dia por não comparecer no agendamento. Esse é um número bastante alto”, informou o secretário.
Strassburger avalia que o cenário de faltas impacta negativamente nos atendimentos. “Acaba que as pessoas não vêm e nós não conseguimos chamar outras no lugar e a espera pela consulta, em geral, fica mais demorada. Da mesma forma essa pessoa que agendou e não foi, muitas vezes vai buscar esse atendimento novamente apresentando piora em seu quadro clínico, tendo que buscar a UPA ou Corujão da Saúde, por exemplo”, disse.
O secretário pediu seriedade em cumprir com os agendamentos. Ele informa que quando ampliado o atendimento para consultas com nutrição, enfermagem e odontologia, pode chegar até 30% em faltas durante o mês. “É um número bastante significativo de um sistema que está tentando se organizar e que tem uma procura bastante grande”, concluiu.