O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HCI, referência a todo interior do estado, segue investindo em melhoria e tecnologia. No último sábado, a casa de saúde recebeu um moderno aparelho de ressonância magnética três tesla, o que vai auxiliar ainda mais no diagnóstico de tumores, segundo o médico coordenador do Cacon, Dr. Edilson Walter. O equipamento ficará no Centro de Diagnóstico por Imagem, mas será utilizado também pelo Cacon. “O HCI é um hospital tecnológico, e o acesso à casa de saúde foi muito facilitado no último ano, ganhando ainda mais destaque nos serviços de diagnóstico por imagem e medicina nuclear” afirma Dr. Edilson.
O investimento em profissionais qualificados também é constante, segundo ele. Recentemente foi agregado ao Cacon, mais um cirurgião oncológico, um radioterapeuta, além de mais um cirurgião torácico, outro oncologista clínico, além de um cirurgião especialista em cabeça e pescoço. Atualmente o Centro de Alta Complexidade em Oncologia do HCI conta com uma equipe de mais de 25 médicos, e a perspectiva futura é de melhorar ainda mais a assistência à população.
Além disso, mais de 90% dos casos que chegam ao Cacon são atendidos via SUS, Sistema único de Saúde. Mas, para facilitar ainda mais o acesso, foi criado um ambulatório oncológico de convênios. Atendido pelo corpo clínico da casa de saúde, o serviço atende a todos os tipos de convênio, sendo que o IPÊ é responsável pelo maior número de atendimentos.