Busca rápidaX


Sicredi das Culturas iniciará na próxima semana recebimento de financiamentos pelo novo plano safra

6 de julho de 2022

A Sicredi das Culturas RS/MG, com sede em Ijuí, vai começar a receber na próxima semana os financiamentos agrícolas para a próxima safra de verão, na região de Ijuí, especialmente para cultivo de soja e milho. Isso vai ser possível a partir do novo plano safra, período 2022/2023, lançado semana passada pelo governo federal e que começou a vigorar na última sexta-feira.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o diretor de negócios da Sicredi das Culturas, Cristiano Ourique, disse que para Ijuí e municípios da microrregião a instituição financeira vai disponibilizar em torno de 500 milhões de reais para financiamentos e custeios à safra de verão. Ele destaca que os recursos por agricultor dependem, muito, da tecnologia aplicada nas lavouras. Em âmbito nacional, a Sicredi tem mais de 50 bilhões e 600 milhões de reais aos produtores no plano safra 2022/2023, aumento de 33% em relação ao concedido no período anterior. 

Cerca de 94% das operações de financiamento agrícola da Sicredi das Culturas são através do Pronaf, ou seja, para agricultores familiares. Cristiano Ourique esclarece que esse novo plano safra traz aumento da taxa de juros para todos os níveis de produtores. Para produtores familiares passou de 3 e 4,5% ao ano para 5 e 6,5%; Pronamp de 5,5% para 8%; e demais agricultores, de 7,5% para 12% ao ano.

Na mesma entrevista na Progresso, Cristiano Ourique observou que em razão da estiagem do verão passado, a Sicredi das Culturas recebeu quase três mil solicitações de Proagro, por parte de produtores, visto perdas, principalmente na soja. São em torno de 200 milhões de reais em indenização, somente com Proagro. Ainda há os recursos pelo seguro agrícola, por meio de seguradoras. Ourique ainda comentou da prorrogação de contratos de financiamentos agrícolas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí