Busca rápidaX

Polinização de abelhas na soja e canola pode ser alternativa para aumento de produção

13 de julho de 2022

Estudos demonstram que a polinização de abelhas em lavouras pode aumentar consideravelmente o rendimento de algumas culturas, por exemplo, soja e canola. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o agrônomo e pesquisador da Embrapa Soja localizada em Londrina, Estado do Paraná, Décio Luiz Gazzoni, disse que o trabalho das abelhas pode significar acréscimo de até 18% na produção da soja. Já houve trabalhos experimentais, por exemplo, em São Gabriel e região.

Gazzoni comentou a necessidade de parceria entre apicultores e produtores de soja para que os agrotóxicos não resultem em morte de abelhas. Para isso, detalha algumas medidas, ou seja, fechar as colmeias nas caixas antes e depois da aplicação de defensivos nas lavouras, respeitar os horários adequados e velocidade do vento na utilização de agrotóxicos, dentre outras medidas.

Para os apicultores, o agrônomo da Embrapa comentou que o trabalho integrado com a agricultura pode resultar em grande aumento da produção de mel, com possibilidade de 60 a 80 quilos por colmeia, quando a média é de 20 quilos. Segundo Décio Luiz Gazzoni, as vezes a soja é a única planta que tem flor suficiente para as abelhas no início de ano. Além disso, observou que o mel produzido com a floração da soja é cada vez mais valorizado financeiramente. No momento, existe iniciativa na região de Ijuí de polinização em lavouras de canola, que começa a floração. Pesquisas indicam que o rendimento da canola pode aumentar em mais de 40% por hectare com presença de abelhas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!