Apesar de todas as campanhas de incentivo a doação de leite materno, o banco de leite humano do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) passa por uma situação preocupante: o estoque está acabando. Atualmente com a UTI Neonatal lotada, a casa de saúde está com apenas 4,5 litros, o que, conforme a responsável técnica pela unidade, nutricionista Daniele Schott, diante da demanda, dura apenas dois dias.
Os bebes internados na instituição necessitam de aproximadamente 50 litros/mês. Em entrevista à Rádio Progresso, a nutricionista disse que diante do frio é normal diminuir o número de doadoras nessa época do ano, no entanto, é a primeira vez que o estoque está tão baixo: “temos dois freezers vazios. É muito triste olhar pra eles, saber que deveriam estar cheios e confrontar essa realidade” afirma Daniele.
Diante da falta de doadoras e para não deixar os bebes sem alimento, em casos de urgência, como agora, é ofertada a chamada fórmula infantil, o que não é tão indicado, segundo a nutricionista, já que o leite materno é um alimento “de ouro”.
A redução no número de doadoras no último mês preocupa o HCI. No mês passado eram aproximadamente 24. Em Julho, são cerca de dez. No entanto, graças a campanha desenvolvida pela casa de saúde, novas doadoras estão sendo cadastradas.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição. Para ser uma doadora no HCI, é necessário entrar em contato com o Banco de Leite Humano, que disponibiliza o Whatsapp (55) 9 9213 0248, para sanar dúvidas, agendar horários e outras demandas. Somente no mês de junho, foram atendidos 482 recém-nascidos nessa condição, enquanto que foram pasteurizados 58 litros de leite doados no período.