Busca rápidaX

HCI acompanha ministro da Saúde em Cruz Alta e solicita equipamentos

25 de julho de 2022

A convite do deputado federal, Pedro Westphalen (PP-RS), o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) acompanhou a agenda do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do secretário executivo da pasta, Daniel Pereira,  na região, no sábado, 23. Pela manhã, a Instituição, representada pela diretora voluntária, Liane Copetti Ghisleni, e pelo coordenador de Relacionamento Institucional, Allan Fonseca, participou de reunião no Hospital São Vicente de Paulo, de Cruz Alta.

A programação seguiu durante a tarde, com palestra do ministro para gestores da Saúde de toda a região, além de apoiadores e imprensa. Na oportunidade, Liane fez a entrega de um mimo e do Relatório Anual de Atividades 2021, em nome de toda a Instituição, em agradecimento. A nova diretora voluntária ficou feliz com o quanto HCI é reconhecido na região pelos serviços prestados e acredita que este é um momento de buscar novos recursos junto ao governo federal, qualificando ainda mais a Instituição.

Já o coordenador Fonseca, entregou ofício reforçando a importância da aquisição de dois novos equipamentos, via Ministério da Saúde, direcionados ao tratamento de câncer, ambos para o serviço de Radioterapia: um novo Acelerador Linear, cuja tecnologia preserva o máximo de tecidos saudáveis ao redor – é o mais usado para tratamentos de radiação de feixe externo para limitar os efeitos colaterais; e uma Braquiterapia, usada no tratamento de câncer de colo de útero, diminui os riscos de lesões em tecidos e células saudáveis, diminuindo os efeitos colaterais como cansaço, vermelhidão, coceira ou ressecamento na pele, queda de cabelo e outros, quando comparada à radioterapia normal.

“Nesta nova função que exerço, a pedido da diretoria estatutária, estamos cada vez mais próximos de Brasília, onde as decisões acontecem. O ministro Queiroga e sua equipe estão interiorizando o Ministério, conhecendo a realidade e nós, enquanto HCI, maior hospital da região, viemos prestigiar a visita e, ao mesmo tempo, reafirmar nossos pleitos”, acrescenta Fonseca.

Fonte: Rádio Progresso e HCI