Há três meses, um caminhão estacionado na frente da Prefeitura de Ijuí anunciava a chegada de 1,5 mil lâmpadas. O banner informava: “Ijuí é + iluminação Led. Iluminação pública de Ijuí será toda em led”. No entanto, desde o dia 25 de abril, o processo de instalação não ocorreu como o esperado e a demora para a implantação das novas lâmpadas led em Ijuí foi alvo de críticas do vereador Josias Pinheiro (PDT).
Com o objetivo de instalar mais de 10 mil lâmpadas em Ijuí e assim, resolver, o problema da iluminação pública, a prefeitura realizou um sorteio dos bairros e distritos a serem os primeiros contemplados com as leds. O prazo estimado e informado no final de abril é que “em três meses, se tudo corresse bem, a instalação já estaria concluída”.
“Toda a cidade já deveria ter lâmpadas led, conforme a projeção da prefeitura. Porém o trabalho ainda não iniciou. Estamos voltando as aulas da universidade e Ijuí está às escuras. Ora, se não der pra colocar as lâmpadas led, coloquem as antigas. A população precisa de soluções”, disse Josias. O vereador afirmou que as estratégias do atual governo são confusas. “Vão fazer sorteio e alguns pontos ficarão para o final”, lamentou.
Após questionamentos de ouvintes, a reportagem da RPI entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura para o contraponto.
Confira:
“Ruim firmarmos datas, a previsão já era de estarem nas ruas. Não falta verba, nem projeto, a licitação já foi feita. Há falta de material no mercado. São 6 itens distintos para o conjunto de instalação. Temos 5, chamamos segundo lugar de fornecimento para suprir, nos informam datas e, mais de uma vez, pedem adiamento. De qualquer modo, possuem 60 dias para entrega. Senão, chama-se terceiro.”