Em recente prestação de contas do Hospital de Caridade de Ijuí na Câmara de Vereadores, o diretor-geral da casa de saúde, Jeferson Machado Pereira, apresentou alguns números relativos a abrangência da instituição no estado. Segundo o gestor, atualmente o HCI é referência a 142 municípios, o que possibilita um alcance de 1 milhão e 700 mil pessoas e corresponde 15,4% de toda população do estado do Rio Grande do Sul.
Durante a apresentação da situação financeira do hospital, o diretor-geral comparou a casa de saúde a uma Ferrari, em razão da potência, citando por exemplo, o Cacon, que é o único do interior do estado do Rio Grande do Sul, além de diversas outras áreas que são referência ao estado.
Além disso, Jeferson Machado Pereira disse que o HCI também pode ser comparado a um grande hotel, o maior da cidade: são 210 leitos e 40 mil refeições produzidas por mês. Somente na lavanderia da casa de saúde, 107 toneladas de roupas são lavadas todo mês.
“Fora isso, o HCI é a maior empregadora privada de Ijuí” citou Jeferson. Segundo o diretor, no entorno do Hospital de Caridade existem sete farmácias, seis funerárias, sete laboratórios e incontáveis consultórios médicos: “Todos esses locais não foram instalados aí por acaso. A localização desses empreendimentos comprova que o HCI é um polo gerador de negócios”, afirma.
Todos esses dados foram apresentados em razão da dívida do Hospital, que ultrapassa os R$ 150 milhões. A intenção da direção em trazer esses números foi a de retratar que todas essas situações geram despesas, como as milhares de refeições produzidas diariamente por exemplo, e que muitas vezes a comunidade deixa passar de forma despercebida.