Busca rápidaX

HCI é uma das instituições do RS com maior índice de atendimentos de câncer de cabeça e pescoço

28 de julho de 2022

Os tumores de cabeça e pescoço são considerados o nono tipo de câncer mais comum no mundo. Para este ano, a estimativa é de que sejam diagnosticados cerca de 37 mil novos casos no Brasil.  Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o médico e cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital de Caridade de Ijuí, também diretor técnico da casa de saúde, Robledo Alievi (foto), disse que o câncer oral e de laringe é mais frequente nos homens e os tumores de tireoide em mulheres. Os três tipos de câncer mais diagnosticados na cabeça e pescoço são, justamente, oral, de laringe e de tireoide.

Robledo Alievi ressaltou que o Cacon – Centro de Alta Complexidade em Oncologia – do HCI apresenta o segundo ou terceiro maior volume de atendimentos e cirurgias no Rio Grande do Sul no segmento de cabeça e pescoço.  O médico esclareceu que o tratamento precoce dessas doenças resulta em 90% de cura. Alertou que como medidas para evitar as mencionadas patologias é preciso, principalmente, evitar fumo, bebida alcoólica, exposição solar excessiva e obesidade.

Por outro lado, o Hospital de Caridade de Ijuí começa a participar da implantação da laringe eletrônica em pessoas que passam por laringectomia total, ou seja, retirada das cordas vocais, por causa de câncer. Conforme legislação federal de 2020, a laringe eletrônica, dispositivo que permite a produção de fala a partir de vibração pelo aparelho, passa a ser oferecido gratuitamente pelo SUS.

Cada aparelho custa, em média, 2 mil e 200 reais. Recentemente dois pacientes do HCI participaram de treinamento para receber a laringe eletrônica. Neste mês, ocorre a campanha Julho Verde, com objetivo de conscientizar a população sobre tumores de cabeça e pescoço.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí