O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, vai realizar visitas nos 11 municípios de abrangência para sensibilizar as administrações municipais, Conselhos Municipais de Desenvolvimento e coordenarias regionais a fim de trabalharem a Consulta Popular deste ano do governo estadual.
Ontem, o Corede Noroeste Colonial efetuou assembleia quando deflagrou a Consulta Popular na área de ação. O Conselho Regional de Desenvolvimento tem direito a 1 milhão e 500 mil reais para a Consulta Popular.
Os eleitores já podem se cadastrar no aplicativo Colab e apresentar propostas para investimento. Esse prazo vai até 10 de setembro. A partir de 16 setembro serão realizadas assembleias para debater as propostas da comunidade e organizar a lista de votação.
O presidente do Corede Noroeste Colonial, Nelson Thesing, ressalta que deverão ocorrer de duas a três assembleias microrregionais. A votação vai ocorrer de 14 a 23 de novembro. Na Consulta popular, os eleitores podem escolher projetos para receber verbas do Estado no próximo ano. A cédula de votação do Corede Noroeste Colonial vai ter cinco projetos. Os três mais votados receberão recursos financeiros. Todos os projetos precisam ser de âmbito regional.