Busca rápidaX


MANCHETES

70% das lavouras de canola na região de Ijuí estão em floração

10 de agosto de 2022
Foto: Governo do RS

O mais recente informativo do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, abrangência de 44 municípios, destaca que a canola têm desenvolvimento foliar com elevada emissão de brotos laterais. Existe incidência de traça das crucíferas nas lavouras. 70% das lavouras estão em floração e o restante em desenvolvimento vegetativo.

No tocante à aveia branca, a cultura está com 4% em maturação, 12% na fase da granação, 45% em floração e o restante em desenvolvimento vegetativo. Há aumento de doenças foliares, com incidência de ferrugem da folha. A cultura apresenta elevado potencial produtivo. Já o trigo, aproximadamente 30% se apresenta em elongação do colmo e emborrachamento.

Existe aumento da incidência de oídio e acréscimo de manchas foliares nas áreas sem rotação de culturas. Além disso ocorre início do plantio de milho, referente à primeira safra deste ano. A semeadura está em 1% e ocorre nos municípios situados na região Celeiro, onde o zoneamento agrícola permite o cultivo a partir do início de agosto.

Esreg Ijui – Informativo Conjuntural – 08 agosto 2022

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí