Busca rápidaX

MANCHETES

Definidos detalhes da Semana da Pátria e Semana Farroupilha em Ijuí

11 de agosto de 2022

A Liga da Defesa Nacional vai passar pela região, na próxima segunda-feira, 15, com distribuição do fogo simbólico para a Semana da Pátria. Pela manhã, por exemplo, a equipe vai estar em Cruz Alta, após em Augusto Pestana, Ijuí e Catuípe. Em Ijuí, a centelha vai ser recebida às 10 horas e 30 minutos na Praça da República.

Após, a chama irá para o 27º GAC, que é a unidade do Exército, para no dia primeiro de setembro ser deslocada à Praça da República onde, às 9 horas, haverá abertura da Semana da Pátria. Já o desfile está marcado para o dia 7 de setembro, a partir das 8 horas, na rua Benjamin Constant. Se chover, a programação fica para às 13 e 30 do mesmo dia.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Noel Torquato (foto), disse que o desfile cívico em Ijuí vai ter a participação de 22 escolas e 14 bandas escolares. Torquato frisa que dessa vez a Semana da Pátria vai tratar sobre os 200 anos de independência do Brasil.

Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Noel Torquato falou sobre a Semana Farroupilha em Ijuí, cuja abertura vai acontecer dia 13 de setembro, às 18 horas, na praça da República, com distribuição da centelha da chama crioula para entidades tradicionalistas. A chama crioula vai ser acesa amanhã no município de Canguçu, sul do Estado.

Já o desfile farroupilha em Ijuí vai ocorrer dia 20 de setembro. A revista com a programação da Semana Farroupilha em Ijuí vai ser apresentada dia 25 deste mês na sede da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha, no parque Wanderley Burmann.

O tema da Semana Farroupilha de 2022 é “Etnias do Gaúcho: Rio Grande de Muitas Terras”; com isso, haverá celebração sobre a pluralidade étnica e cultural do território gaúcho. O secretário Noel ressalta que a temática se identifica muito com Ijuí, que recentemente recebeu o título de Capital Nacional das Etnias.

As 11 etnias estruturadas na Colmeia do Trabalho estarão representadas no desfile farroupilha em Ijuí. Isso porque, os CTGS ou piquetes tradicionalistas adotarão as etnias e levarão os usos e costumes de cada grupo para a rua Benjamin Constant, dia 20 de setembro, portanto, haverá um desfile temático.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí