Busca rápidaX

MANCHETES

Superação: após acidente na infância, hoje com 29 anos, o ijuiense Maurício se alimenta apenas com leite de caixinha

11 de agosto de 2022

Essa é uma história sobre fé, esperança e superação. Na manhã dessa quinta-feira (11) a reportagem da Rádio Progresso foi conhecer de perto a história da dona Rosane Noll, que aos 57 anos, vive uma batalha diária em prol da sobrevivência dos filhos. Ijuiense, dona Rosane é mãe de três meninos. Dois deles são especiais. Mauricio Noll, tem 29 anos e é o grande protagonista dessa história de superação.

Até os dois anos de idade, Maurício levou uma vida normal, como qualquer criança. Enquanto brincava, em casa, sofreu um acidente desses que acontecem a quase toda hora: caiu num pequeno degrau e bateu a nuca. Mas, esse acontecimento mudou a vida e o destino do Maurício e de dona Rosane. Desde o ocorrido, ele começou a apresentar sequelas, dificuldade pra engolir e pra se mover. Foi então que começaram as viagens a Porto Alegre, na busca por descobrir qual era o problema do bebê. Após a primeira consulta, veio a notícia: o médico disse que o tombo de Maurício havia afetado o sistema neurológico, a fala e a locomoção. E naquele momento disse a dona Rosane que seu filho não viveria além dos 14 anos.

A partir daí, começou uma corrida contra o tempo, o tratamento na Apae, as consultas, e a rotina inesperada, sem saber se o pequeno Maurício voltaria a falar, andar e comer.

Hoje, com 29 anos, Maurício é exemplo vivo de superação: já viveu o dobro da expectativa de vida que recebeu aos dois anos, e desafiando a medicina, voltou a andar. Porém, duas sequelas foram irreversíveis, Maurício nunca mais voltou a falar, e pode se alimentar apenas com líquidos. Iogurte, água, leite, e as vezes, caldinho de feijão. Esses são os alimentos que o mantém vivo.

Mas, a sobrevivência não é uma tarefa simples. Devido a um problema na coluna e a necessidade de acompanhar o Maurício nas 24 horas do dia, dona Rosane não pode trabalhar fora. A única ajuda que a família recebe, é o BPC- Benefício de Prestação Continuada, ou seja, dois salários-mínimos por mês. Porém, com esse dinheiro, Rosane precisa fazer um verdadeiro milagre: pagar aluguel, água, luz, internet, comida e ainda comprar leite para o Maurício. O valor da caixinha de leite atualmente está em cerca de R$ 6,00. Para comprar uma caixa, com 12 unidades, a família gasta em torno de R$ 72,00. Como Mauricio consome 3 litros de leite por dia, uma caixinha é suficiente para no máximo três dias.
Para dar conta, Rosane depende da solidariedade. Ao longo do ano campanhas sociais foram desenvolvidas por diferentes grupos ijuienses, como o ‘Ijuí Sem Fome’, Insanos Moto Clube, e até o grupo de Bombeiros de Ijuí já se mobilizou em prol do Maurício. Agora, o leite está acabando, e o dinheiro, também. “Não tenho vergonha de dizer que já passei fome. Já tive que optar pro comprar comida pra mim ou leite para o meu filho, e eu sempre vou escolher meus filhos” confessou Rosane.

Hoje, Maurício não frequenta mais as aulas na Apae, e como precisa de cuidados o tempo todo, ele passa o dia em casa. A rotina do jovem sorridente, simpático e feliz, se resume na sua atração favorita: ficar sentado em seu sofá, assistido o Chaves. Numa mão ele carrega a mamadeira, e na outra, uma pequena bola de tricô, seu brinquedo favorito. Aos 29 anos, Maurício leva uma rotina de criança, e apesar de todas as dificuldades que já passou, nunca perdeu o amor pela vida e pelas pessoas: adora abraçar, sorrir, e dar carinho às pessoas. Que a história do Maurício e de Dona Rosana possa servir de reflexão a nós, que tantas vezes reclamamos do dia a dia, sem olhar para o lado e perceber que existem pessoas que teriam tantos outros motivos pra isso.

Quem tiver interesse em doar caixas de leite a família de Dona Rosane, pode fazer a entrega diretamente em sua residência, na Rua Habib Craidy, 317, bairro Mundstock, ou fazer depósito em conta: Agência: 0361 / conta: 00092241-2/ Sicredi.
Doações também podem ser entregues na Rádio Progresso de Ijuí, localizada no 9º andar do Edifício Panorama- Rua 15 de Novembro, 275, centro de Ijuí.

Fonte: RPI