Busca rápidaX

‘Dia D’ de vacinação contra paralisia infantil acontece neste sábado Ijuí

17 de agosto de 2022

Juntamente com os demais países da Região das Américas, o Brasil foi certificado, pela Organização Mundial da Saúde, como livre da poliomielite no ano de 1994. Contudo, a doença, também chamada de pólio ou paralisia infantil, corre grande risco de ser reintroduzida no país. A avaliação é do pesquisador Fernando Verani, epidemiologista da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. Os motivos para o alerta são vários. O principal deles é a baixa cobertura vacinal. Apesar da gravidade das sequelas provocadas pela pólio, o Brasil não cumpre, desde 2015, a meta de 95% do público-alvo vacinado, patamar necessário para que a população seja considerada protegida contra a doença.

Em Ijuí e em todo Brasil, a campanha está em andamento até o dia 09 de setembro, e a imunização está disponível em todas as salas de vacina. Em entrevista à Rádio Progresso, o chefe da Vigilância Sanitária de Ijuí, Ortiz Júnior, falou sobre a importância da imunização contra a doença. Responsável por diversas epidemias no Brasil e no mundo, a poliomielite é uma doença de rápida transmissão e pode provocar desde sintomas como os de um resfriado comum a problemas graves no sistema nervoso, como paralisia irreversível, principalmente em crianças com menos de cinco anos de idade.

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, Ijuí adere ao Dia D de vacinação, que acontece neste sábado (20). Das 8h às 17h, as seguintes salas de vacinas estarão abertas para aplicação do imunizante:

– Posto Central
– Penha
– Luiz Fogliatto
– Getúlio Vargas 
– Tancredo Neves
– Glória
– Herval
– Pindorama
– Thomé de Souza 
– Centro Social Urbano
– Meio Rural
– Assis Brasil 
– Jardim 
– Modelo

Os pais os responsáveis devem levar a caderneta de vacinação. No sábado, em Ijuí, mais de 100 profissionais estarão mobilizados para atender a população.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí