Busca rápidaX

HCI Comunidade promove encontro sobre Alzheimer no ESF Glória

18 de agosto de 2022

Doença neurodegenerativa mais comum na terceira idade, o Alzheimer pode gerar deterioração importante em funções cerebrais, como perda de memória, linguagem e outros problemas cognitivos severos, sendo a idade um fator de risco importante. Esse foi um dos temas principais da roda de conversa promovida pelo projeto HCI Comunidade, com o coordenador do Centro de AVC do HCI, médico neurologista Roger Zanandréa, no ESF Glória, direcionado ao Grupo de Saúde e comunidade em geral.

“Tivemos a oportunidade de participar deste encontro, onde conversamos sobre as demências, dentre elas, a doença de Alzheimer. Tiramos dúvidas de familiares, cuidadores desses pacientes e da comunidade em geral. Foi um momento em que todos puderam contar suas experiências e trocar informações”, comenta Zanandréa.

No Brasil, mais de quatro milhões de pessoas vivem com alguma forma de demência; no mundo, são 44 milhões, o que torna a doença uma crise global de saúde que deve ser resolvida. Um diagnóstico de Alzheimer muda a vida da pessoa e de seus familiares e amigos, mas atualmente há informações e suporte disponíveis para enfrentar esta ou qualquer outra demência. “Para mim, como neurologista, é muito importante difundir esse conhecimento tendo em vista a alta prevalência desta enfermidade e a necessidade de medidas para prevenção dos quadros demenciais. É uma importante forma de promover saúde, e muito gratificante para mim”, frisa o médico neurologista.

Esse é o segundo encontro realizado no ESF Glória e integra as ações do projeto HCI Comunidade, que leva educação e conscientização sobre saúde preventiva e qualidade de vida à comunidade. “Tivemos uma adesão expressiva e a comunidade bastante participativa,  com muitos questionamentos sobre primeiros sinais da doença, tratamentos, cuidados preventivos”, observa o coordenador do projeto, o assistente social, Alessandro Borré, que participou da atividade acompanhado da enfermeira da Qualidade, Renata Casarin. O primeiro encontro, realizado em julho, teve como tema norteador a Saúde dos Rins, com a médica nefrologista do HCI, Larissa Pizzolotto.

Todos os encontros são organizados pelo coordenador juntamente com as instituições e empresas interessadas e a participação dos profissionais do HCI, de forma voluntária e gratuita, é organizada conforme a demanda apresentada. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 55 3331 9300, no ramal 9615.

Centro de AVC – Desde dezembro passado, o HCI é um Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC – Tipo III, e conta com 10 leitos credenciados ao Ministério da Saúde, prestando atendimento completo ao paciente, em Emergência, investigação da etiologia de AVC, e reabilitação com equipe multiprofissional. “Esse paciente vai ser visto por uma equipe familiarizada ao tratamento de AVC, o que melhora bastante a qualidade do atendimento”, acrescenta Zanandréa.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí, HCI