Candidata ao Govern0 do Estado pelo PSTU, Rejane de Oliveira é professora aposentada da rede estadual e a única mulher entre os postulantes nas eleições deste ano para o Palácio Piratini. Ela, que disputa pela primeira vez um pleito eleitoral, foi presidente do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS-Sindicato) por dois mandatos.
Em entrevista à Rádio Progresso, ela disse que pretende criar um plano de governo com foco na geração de renda e mais direitos aos trabalhadores, pautado pela doutrina socialista dentro dos meios de produção. Para isso, propõe uma “ruptura com o sistema capitalista”. “”Que possamos mostrar para a sociedade que podemos ter um governo dos trabalhadores e das trabalhadoras, que esteja a serviço da população. Queremos fazer uma ruptura com o sistema capitalista, que tem beneficiado os ricos enquanto os pobres passam fome”.
A candidata criticou ainda a decisão do governo de Eduardo Leite (PSDB) em isentar grandes empresas de alguns impostos. “Com o que foi isentado dos grandes empresários, poderíamos ter uma boa economia para investir no que realmente importa, como educação e saúde”, disse. Vera Rosane de Oliveira como vice na chapa de Rejane.