Na contramão da realidade nacional, a falta de vagas na educação infantil não é um problema que afeta Ijuí, segundo a secretaria de educação municipal. Atualmente, não há défict de vagas, conforme afirma o coordenador pedagógico do município, José Fiorin. Atualmente 3.270 crianças estudam na educação infantil municipal; 1.680 crianças de 0 a 3 anos e 1.590 entre 4 e 5 ano.
Além de conseguir atender a demanda por vagas na educação infantil, a secretaria de educação de Ijuí deu andamento à obra de uma creche que começou a ser construída há cinco anos no bairro Jardim. A nova estrutura deve ofertar 80 vagas. A construção chegou a ser paralisada, frustrando pais que residem no entorno e precisam encaminhar os filhos para outros bairros, mas foi retomada no mês passado e deve ser concluída em aproximadamente 150 dias.
Um estudo com dados nacionais feito pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul revela que faltam mais de três milhões de vagas em creches e pré-escolas públicas de todo o país, para alunos até cinco anos de idade. Muitos pais deixam de trabalhar simplesmente porque não têm com quem deixar os filhos.
A Constituição Federal de 1988 (CF) é clara ao tratar do tema, afirmando em seu artigo 205 que a educação é um direito de todos, dever do Estado e da família. Isso será reforçado com relação à criança e ao adolescente, cujos direitos devem ser assegurados pela família, pelo Estado e por toda a sociedade, com absoluta prioridade, à luz do artigo 227.