As 22 horas e 4 minutos de hoje vai começar, oficialmente, a primavera, com término em 21 de dezembro. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a meteorologista, Camila Cardoso, disse que o fenômeno climático La Niña vai prosseguir durante a nova estação, por isso, a tendência de chuvas abaixo da média para Ijuí e região. Vai ser a terceira primavera seguida com o mencionado fenômeno, o que é denominado de tripla La Niña.
As temperaturas mínimas deverão ficar dentro da média, porém as máximas um pouco abaixo do normal. Quanto à geadas, Camila Cardoso destacou que existe tendência de que isso ocorra amanhã e sábado na região de Ijuí, no entanto, de fraca intensidade e mais em áreas de baixadas. Isso porque, hoje à noite vai ingressar nova frente fria na região. Entre o final deste mês e começo de outubro, Ijuí e região deverão receber nova frente fria, mas sem previsão de geada.
Para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro próximos, há 65% de chance de que a La Niña siga ativa. Porém, a meteorologista frisou que é difícil mensurar se a região de Ijuí vai ter nova estiagem no próximo verão, igual ao que aconteceu no final de 2021 e início deste ano, o que provocou muitos prejuízos na agricultura.
No próximo mês, a perspectiva é de vários dias sem chuva, com melhoria nas precipitações climáticas em novembro. Camila Cardoso lembrou que o La Niña não é o único responsável por determinar chuvas, mas também oscilações na Antártida, por exemplo, o que ocorreu neste inverno, que resultou em períodos chuvosos.