Busca rápidaX


MANCHETES

Ijuiense medalhista mundial de kickboxing lamenta: “nunca recebi incentivo do município”

26 de setembro de 2022

A Rádio Progresso recebeu recentemente o atleta ijuiense, medalhista mundial e campeão brasileiro de kickboxing, Abel Zimermann. No início do mês, dos dias 04 a 07 de setembro, Zimermann participou de mais uma competição e trouxe mais uma medalha para sua vasta coleção.
O campeonato Universitário de kickboxing aconteceu no estado do Paraná, em Maringá. Abel representou a FASA de Santo Ângelo, onde é estudante de odontologia e levou o terceiro lugar, atingindo mais um marco em sua trajetória e trazendo para Ijuí a primeira medalha de kickboxing universitário da história do Rio Grande do Sul.

Nos outros dias, durante a Copa Brasil de kickboxing que aconteceu no mesmo local, o atleta ijuiense novamente alcançou a terceira colocação.
Amante do esporte, Abel já trouxe inúmeras medalhas para Ijuí: ele é três vezes campeão estadual, duas vezes medalhista mundial, campeão brasileiro e campeão sul brasileiro de kickboxing. Apesar de todos esses títulos que trouxe ao município, Abel lamentou o fato de nunca ter recebido nenhum patrocínio por parte da Secretaria de Esportes ou do Poder Executivo. “Em todo esse tempo de carreira e mesmo com todos esses títulos, o município nunca me apoiou em nada” lamenta.

Hoje Abel conta com o patrocínio de algumas empresas que por reconhecerem seu trabalho decidiram o apoiar, mas as despesas, como as viagens por exemplo, ficam por conta do atleta. Nesse último campeonato Abel conta que gastou mais de R$ 2 mil em deslocamento, alimentação, etc. Para conseguir viajar, precisou pedir dinheiro emprestado a um amigo e contar com ajuda de pessoas próximas.
Em tom de desabafo, durante a entrevista à RPI, o atleta diz se entristecer com a falta de apoio a outros esportes que não seja o futebol. “Sei da importância do futebol, mas tem outros esportes que também salvam vidas e que merecem reconhecimento” afirma.

Zimermann lembra que chegou a iniciar um projeto social no Parque da Pedreira de Ijuí, com aulas gratuitas a crianças e adolescentes carentes. O projeto contava com mais de 20 integrantes, mas teve de ser cancelado, mais uma vez, por falta de incentivo. “Eu acredito que a arte marcial tem o poder de mudar vidas, tirar crianças do mundo das drogas e do crime. Eu ainda tenho esperança de conseguir o apoio necessário e reativar esse projeto”, comenta.
Em Santo Ângelo, Abel é estudante de odontologia, e conta com o apoio do Bolsa Atleta, que patrocina 90% do curso.

O próximo desafio do atleta ijuiense é em Novembro, em Canoas. Apesar da falta de apoio, Abel acredita que ainda vai receber o reconhecimento que merece. “Eu tenho fé, Ijuí. Tenho fé que um dia o município ainda reconheça o meu trabalho, depois de tantas medalhas que eu trouxe e que vou continuar trazendo”, conclui.

Sobre o kickboxing: é um esporte pertencente ao grupo de artes marciais, praticado por meio de chutes e socos. Considerada uma luta moderna, essa prática foi criada com base em outros tipos de lutas de origem asiática, mesclando alguns de seus movimentos, como é o caso do karatê. Esse é considerado

Fonte: RPI