O primeiro turno das das eleições gerais deste ano, no Brasil, acontece hoje. No Rio Grande do Sul, a votação ocorre das 8 às 17 horas. A ordem de votação será a seguinte: primeiro o voto vai ser para deputado federal (com quatro dígitos); após, deputado estadual (cinco dígitos); senador (três dígitos); governador (com dois dígitos); e, por último, presidente da República (com dois dígitos).
É permitido que os eleitores levem a cola para a urna, ou seja, um papel com anotação dos números dos candidatos. Também haverá possibilidade de consultar os números de candidatos nas listas disponíveis nas seções eleitorais. Para pessoas maiores de 70 anos, também entre 16 e 18 anos, e analfabetos, o voto é facultativo, ou seja, não vão ser obrigados a votar.
Porém, se alguma pessoa dos mencionados grupos tiver dificuldade com a urna eletrônica, ela poderá ser acompanhada por alguma pessoa de confiança. No entanto, o eleitor precisa chegar na seção com o acompanhante, ou seja, não vai ser possível pedir ajuda para quem está na fila ou nas imediações. Inclusive, o acompanhante poderá digitar os números dos candidatos na urna, o que também vale para eleitor com deficiência visual.
Quanto ao telefone celular, o aparelho vai ter que ser deixado com mesários, ou seja, não poderá ser levado à cabine de votação. Em caso de insistência, as pessoas que estiverem em serviço na seção, poderão chamar a Polícia, com possibilidade de confecção de ocorrência policial.
Se o votante tiver o e-titulo, ou seja, o titulo eleitoral eletrônico, ele vai mostrar para os mesários e o celular ficará na mesa. Após votar, o eleitor vai receber novamente o aparelho. Também não vai ser possível votar armado, mesmo em relação a pessoas que tenham o porte de armas.
Para votar é obrigatório apresentação de documento com foto. O e-titulo precisa ter foto, caso contrário o eleitor necessita ter documento com foto. O título eleitoral é opcional, mas se a pessoa não estiver com o título ela precisa estar segura de que lembra o número da seção.
Hoje está proibida a campanha eleitoral, inclusive boca de urna. Porém, o eleitor poderá votar com uso de camiseta do partido ou candidato, bóton, bandeira ou adesivo, mas numa manifestação pessoal e silenciosa.
Caso a pessoa estiver fora do domicílio eleitoral, vai ser possível justificar o voto em qualquer seção, neste domingo, ou pelo e-titulo. Porém, a justificativa ainda poderá ser feita pelos próximos dois meses nos Cartórios Eleitorais.