Busca rápidaX


Projeto de impressão 3D, da Escola Municipal Soares de Barros de Ijuí, é atração na Expofest

11 de outubro de 2022

A Escola Municipal Fundamental Soares de Barros de Ijuí está no centro administrativo do Parque de Exposições Wanderley Burmann, participando da Expofest, através da exposição de peças impressas na impressora 3D. Essas peças integram o projeto de Maquetes Táteis, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, cujo principal objetivo é a inclusão de deficientes visuais para que eles possam entrar em contato com esses pontos turísticos. 

Estão expostas miniaturas de pontos turísticos de Ijuí, como o monumento “O Pioneiro” da Praça dos Imigrantes e pórtico da Estação Cultura. Também foi impresso um terceiro objeto representando o museu. Após visita dos alunos ao local, os estudantes escolheram uma panela de cerâmica, que foi o primeiro artefato a entrar no museu em 1969. Os itens ficam a mostra até o próximo domingo, sempre no período da tarde. 

Sobre a impressora 3D:

A Secretaria Municipal de Educação de Ijuí recebeu a impressora 3D que foi entregue à Escola Municipal Fundamental Soares de Barros, advindo do Programa piloto de Robótica Educacional oferecido pelo Ministério de Educação e Cultura(MEC), em novembro do ano passado. Na época foram nove alunos do Ensino Fundamental, dois participantes do Curso digital de autoaprendizagem, com o uso de uma plataforma pedagógica, que oferece aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica.  O projeto foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) através do Setor Pedagógico conduzido pelo professor José Augusto Fiorin, com assessoria tecnológica da professora Camila Martins.

O curso  é composto por diferentes fases. A cada fase, de acordo com a dedicação e o empenho dos alunos, a escola é contemplada com recursos para a montagem de uma sala Maker. Na primeira fase, os alunos com seu desempenho, conquistaram a impressora 3D. Neste ano, o projeto foi piloto, ou seja, não contemplava todas as escolas. A Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, pretende ampliar o Programa de Robótica Educacional para mais escolas de Ijuí, de acordo com as vagas e possibilidades oferecidas pelo MEC.

Fonte: RPI