Busca rápidaX

Ijuí se torna oficialmente Capital Mundial das Etnias

13 de outubro de 2022

O dia 13 de outubro de 2022 fica marcado na história de Ijuí como o início de um novo momento para a diversidade etnica. Diante de representantes da cultura e folclore de diversos países, o Secretario geral da Organização Internacional de Folclore, IOV, Fabrizio Cattaneo, (Italia), entregou a titulação do município como Capital Mundial das Etnias. O evento integrou o Encontro Internacional de Folclore e Artes Populares das Etnias e II Assembleia da IOV das Américas, na sede da União das Etnias de Ijuí (UETI).

O projeto para que a titulação fosse possível foi apresentado em 2020, durante a realização da Fenadi virtual. O presidente da Organização Internacional de Cultura e Arte Popular (IOVBrasil, Antônio Clerton Vieira da Silva, reiterou a importância das ações desenvolvidas pela UETI para que o município tenha, além das inúmeras representações étnicas, o reconhecimento pelo fomento à cultura e à diversidade. “Me sinto honrado e feliz de fazer parte deste momento, neste belíssimo espaço que é exemplo não só para o Brasil, como para o mundo. É motivo de muita felicidade que o município seja reconhecido, após tanto esforço e dedicação, pelo trabalho desenvolvimento em prol do movimento étnico brasileiro”, disse. 

O Secretario geral da Organização Internacional de Folclore, IOV, Fabrizio Cattaneo, da Italia, falou sobre a representação de Ijuí para o restante do mundo, classificando o município como vitrine da diversidade cultural. “Nós representamos 155 países e saudamos a comunidade de Ijuí, que é uma incubadora de culturas diversas. O Brasil está na salvaguarda da cultura”, pontuou. 

O presidente da União das Etnias de Ijuí, Nelson Casarin, relembrou o caminho trilhado até a titulação e agradeceu os responsáveis pelo trabalho reconhecido, especialmente os membros das etnias. “É um momento muito importante, de reconhecimento e comemoração. Sempre buscamos realizar um trabalho a contento, que ajudasse a projetar Ijuí para o mundo. Antes, como capital nacional das etnias, os olhos do Brasil estava voltados para Ijuí, agora os olhos do mundo inteiro estão voltados para nosso município”, comemorou. 

O prefeito Andrei Cossetin também se pronunciou, agradecendo a comunidade étnica pelo trabalho para que Ijuí chegasse a este reconhecimento mundial. “É um momento de fundamental importância, já que através do trabalho de todos os que constroem as etnias de Ijuí, temos esta titulação hoje. O município trabalha, incansavelmente, para que os que aqui nos visitem, vejam uma cidade pujante e com capacidade para acolher todos, da melhor maneira”. 

O presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Pompeo de Mattos (PDT), reiterou o compromisso do legislativo em defender as pautas culturais. “O legislativo sempre esteve aberto às solicitações da união das etnias de Ijuí e, por diversas vezes, fomos parceiros em todas as solicitações, documentos, cartas e correspondências, que saíram daqui para o mundo. Sempre estaremos ao lado da UETI e do município”. 

A cerimônia contou com membros da IOV de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Acre, Pará, Amazonas, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal, além de diversos país do mundo, como Uruguai, Argentina, Paraguai, Armênia, Polônia, Itália, Chile e México.  

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí