A prefeitura de Coronel Barros aguarda liberação de 800 mil reais pelo Ministério da Agricultura para pagamento de uma patrola nova, adquirida através de licitação. Segundo o prefeito, Édson Arnt, a compra já foi efetuada, mas falta o governo repassar o recurso para a empresa entregar a máquina, o que deve acontecer após o segundo turno das eleições.
Durante estada em Brasília, terça-feira, 18, para participar de mobilização da Confederação Nacional dos Municípios, Édson Arnt visitou no Ministério da Agricultura para verificar a tramitação da motoniveladora. Ainda manteve encontro em gabinetes de deputados federais gaúchos e disse que há boas perspectivas de liberação de outros recursos.
Referente à manifestação da CNM, o prefeito de Coronel Barros comentou que uma das pautas foi a revindicação que busca ampliação em 1,5% o repasse de dinheiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) aos cofres municipais. O objetivo é que o repasse aconteça em março de 2023. Edson Arnt destacou que na terça-feira foram coletadas assinaturas de deputados para tramitação da referida matéria na Câmara Federal. A aprovação é uma das prioridades para que as prefeituras possam arcar com os custos do piso da enfermagem.
A CNM também quer a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição que proíbe a criação de encargos para municípios sem a previsão orçamentária. O projeto que estabelece critérios de atualização do piso do magistério pela inflação também foi destaque.