Desde a última segunda-feira, dia 17, estão sendo aplicadas as provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). O SAERS tem como objetivo diagnosticar o desempenho de estudantes da rede pública estadual e municipal de ensino do Rio Grande do Sul, em diferentes etapas e níveis de escolaridade, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
Os resultados do SAERS aplicado em 2022 terão impacto sobre a distribuição do ICMS pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul aos municípios do território em 2024. Isso ocorre, porque o exame será a base para criação do Índice Municipal da Qualidade da Educação (IMERS) que entra nos critérios para a distribuição do valor arrecadado por esse imposto às cidades. Ou seja, municípios com melhor desempenho em educação ficarão com um percentual maior do ICMS.
A prova é organizada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RS) e a Federação das Associações de Municípios (Famurs). Em Nova Ramada, Escola Dom Pedro I, as provas foram aplicadas nos dias 19 e 20 de outubro nas turmas do segundo, quinto e nono anos do Ensino Fundamental, tendo como aplicadoras as professoras Lucia Campanaro e Sirlei Souza.