Conversar com os diversos segmentos e representantes da sociedade aproximando-os cada vez mais do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) faz parte das ações da diretoria voluntária, que desde o início criou o Conselho Propositivo, formado por representantes da comunidade em geral. Agora, o HCI dá mais um importante passo, a partir de encontros segmentados o que oportuniza o diálogo com cada setor, e a primeira reunião foi realizada com o Núcleo do Jovem Empreendedor da ACI, representado pelos empresários, Rodrigo Bonfada Gelatti, Lucas Silva, César Fensterseifer, Priscila Machado e Júlia Licks Chassot.
Durante o encontro, coordenado pelo presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri, acompanhado do vice, Marco Antônio Sagave, e dos diretores voluntários Carlos Alberto Scapini e Liane Copetti Ghisleni, responsável pela iniciativa, foi apresentado o projeto de aproximação das instituições, a situação financeira atual do Hospital e as demandas nos diferentes setores.
“Adotamos a postura de transparência, pois o HCI não tem dono e jovens com ideias mostram que estamos no caminho certo. O Núcleo de Jovens Empreendedores é um marco em nosso projeto agregador, que vai melhorar ainda mais o Hospital”, pontua Uggeri.
O grupo responsável pela captação de recursos entregou o projeto de adequação da Lavanderia do HCI, responsável por lavar e passar três mil quilos de roupas por dia e que, desde 2009, quando iniciou sua operação, tem recebido pequenas manutenções.
“O setor está 100% alinhado às determinações do Ministério da Saúde, mas buscamos uma melhoria na infraestrutura para oferecer mais qualidade de vida a nossos colaboradores e maior segurança. Precisamos de parcerias nas adequações da infraestrutura para mantermos a casa organizada”, comenta a arquiteta Raquel Radaelli, responsável pelo projeto, que tem custo de R$ 37 mil. “Para se ter uma ideia da importância de nossa Lavanderia se, porventura, viermos a ter que fechá-la não dispomos hoje um serviço que possa suprir nossa demanda diária”, acrescenta o diretor de Infraestrutura, Rui Protti.
Os empresários foram convidados a conhecer a Lavanderia, a nova Ala do Cacon – Ambulatórios e demais setores da Instituição de Saúde. “Parabenizo a vocês pela força e coragem de assumirem esse compromisso com o HCI, que é também uma responsabilidade de todos nós. Temos sido bastantes procurados em relação a causas nobres e, com certeza, entendemos a importância desta Instituição de Saúde e levaremos essa demanda ao nosso grupo, que é formado por cerca de 50 pessoas”, comenta Gelatti destacando que ter se surpreendido com os números apresentados. “Agora temos a real consciência do quanto é preciso para a máquina girar e nos somamos ao HCI.”
Uma das propostas é ampliar o envolvimento dos empresários com a participação do presidente Uggeri em encontro com os demais integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores, em data a ser definida. Além disso, Uggeri convidou ao Núcleo para integrar o Conselho Propositivo do Hospital, do qual a ACI já faz parte, representada por seu vice-presidente, Juliano Beck.