A empresa Aquabona, vencedora da licitação para revisão do Plano de Saneamento do Município de Bozano, realizou na última semana, audiência pública para debater com a comunidade, as ações a serem desenvolvidas a partir da revisão e diagnóstico do Plano de Saneamento municipal. A metodologia utilizada para revisão e atualização do plano garante a participação social; atende assim ao princípio fundamental do controle social previsto na Lei nº 14.026 (2020); e assegura ampla divulgação também dos estudos que o fundamentaram incluindo a realização de audiências e/ou consultas públicas.
O plano de saneamento contemplou, a revisão e atualização das avaliações qualitativas e quantitativas dos sistemas de saneamento e resíduos sólidos, considerando, além da sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade administrativa, financeira e operacional dos serviços e a utilização de tecnologias apropriadas.
A ação envolve a revisão da gestão integrada de resíduos sólidos envolvendo saneamento básico, com abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
A partir da apresentação do diagnóstico, com a visão geral do sistema e carências do município, na etapa do prognóstico, serão elaborados objetivos e ações a curto, médio e longo prazos a fim de melhorar a estrutura do saneamento básico no município de Bozano.
A contratação da empresa Aquabona se deu via Consórcio Intermunicipal de Saúde(CISA), com a adesão do município de Bozano. Conforme a secretária de administração Caroline Mastella, a audiência realizada se referiu a 1ª parte do plano que é a elaboração do diagnóstico da situação de saneamento em Bozano. A segunda etapa prevê a definição de metas para atender ao que preconiza a legislação vigente.