Municípios da região se mobilizam para tenter alterar o projeto do governo federal sobre concessão para a iniciativa privada da BR 158. Hoje pela manhã, durante entrevista para a RPI, a prefeita de Pejuçara, Flaviana Brandemuburg Basso, disse que participou de audiência pública sobre o tema, sexta-feira passada, na Agência Nacional dos Transportes Terrestres, juntamente com a prefeita de Cruz Alta, Paula Libreloto.
Na ocasião, foi exposto a contrariedade à ideia original de concessão, pois o projeto prevê apenas construção de terceira pista na BR 158. A prefeita pejuçarense comentou que os municípios também querem duplicação da rodovia, ainda implantação de passarelas, por exemplo, em Cruz Alta.
Flaviana entende que esse demais investimentos são necessários, por exemplo, devido ao grande fluxo de veículos, também em razão de novos investimentos por parte de empresas ou poder público. Citou que a empresa 3Tentos tem projeto para aumentar a unidade em Cruz Alta e o município de Condor amplia o polo sementeiro, também devido ao polo metal mecânico de Panambi, situações que exigem melhor infraestrutura da BR 158.
O projeto da União é de conceder a exploração da rodovia por 30 anos. Diante disso, Flaviana Brandemburg Basso frisou que é preciso se mobilizar para as novas sugestões, caso contrário, poderá ficar apenas a terceira pista. Além disso, a prefeita de Pejuçara destacou na Progresso que a concessão estipula instalação de um pedágio para veículos em Cruz Alta e outro em Júlio de Castilhos, o que poderá onerar muito o bolso dos motoristas.
O governo federal deu prazo até dia primeiro do próximo mês para contestações. As prefeituras querem mais prazo e a realização de uma audiêcia da ANTT no Rio Grande do Sul, a fim de facilitar a presença de mais prefeitos e lideranças gaúchas no debate. O estipulado pelo governo é a concessão do trecho da BR 158 entre Santa Maria e o trevão de Panambi. Porém, Flavia Brandemburg Basso disse que também é defendida a extensão até Palmeira das Missões.
Durante a estada em Brasília, semana passada, a prefeita de Pejuçara aproveitou para entregar novo ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes que reivindica, pelo menos, a construção de terceira pista na BR 285, regiões de Santa Bárbara do Sul, Panambi, Ijuí e região das Missões. Para a BR 285, não há projeto de concessão. Flaviana ainda quer a construção de um trevo no entroncamento da ERS 512 com a BR 285, em Pejuçara.