Máscaras de proteção facial usadas com frequência e exigidas em protocolos de segurança durante a pandemia de coronavírus voltaram a ser vistas nos rostos de muitos ijuienses. A razão para o uso do item que passou a ser dispensável é devido a alta de casos e pacientes com variantes inéditas no Brasil.
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar, neste domingo (13), a utilização de máscaras devido ao avanço da Covid-19, principalmente pela circulação da sublinhagem BQ.1.
Na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes causadas pelo coronavírus. A média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834.
Já a média móvel de óbitos foi de 46, um acréscimo de 28% se comparado com a última semana, com 36.
A Coordenadoria de Saúde de Ijuí divulgou, na quinta-feira, o boletim semanal sobre Covid, período entre o último dia 6 e sábado passado. Dentre os 20 municípios de abrangência houve nove casos da doença, ou seja, seis em Ijuí e três em Panambi.
O município de Ijuí registrou o óbito de número 307 por Covid. Faleceu uma mulher, de 64 anos. Ela também era portadora de doença cardiovascular crônica, diabetes e problemas renais. A paciente tinha sido internada dia primeiro de setembro no Hospital de Caridade de Ijuí e transferida para Frederico Westphalen 10 dias mais tarde, onde morreu dia 3 deste mês. Ela residia no bairro Thome de Souza. Ijuí não constatava morte por Covid desde 27 de setembro deste ano.