Busca rápidaX

MANCHETES

Rios de Ijuí são perigosos para banho, alertam bombeiros

9 de dezembro de 2022

As temperaturas que chegam aos 40 graus em Ijuí e em municípios vizinhos fazem com que as pessoas procurem lugares para se refrescar. No entanto, os três rios do município: Ijuí, Conceição e Potiribú não são propícios para o banho. O alerta é feito pelo tenente Paulo Roberto de Almeida, do Corpo de Bombeiros, que pediu atenção aos banhistas.

“Nossos rios não têm nenhum ponto que seja aberto à população. As águas são muito turvas. Muitas vezes as pessoas usam os rios através de propriedades particulares. A orientação é que aproveitem a sombra e a temperatura mais amena. Também pedimos cuidado com as crianças”, destacou.

Almeida informou que, na maioria dos casos de afogamento, os socorristas não conseguem chegar a tempo de salvar as vítimas. “Nós, do Corpo de Bombeiros as vezes saímos com um desfecho trágico em buscar o corpo de pessoas afogadas. O que queremos é precaução. Em casos de afogamento o desfecho geralmente é trágico”, revelou.

O Corpo de Bombeiros vai entrar em contato com a prefeitura para colocar placas sinalizando a os perigos do banho. “Não temos salva-vidas porque não existem balneários públicos. Apenas há balneários privados e aí é por conta do proprietário”, disse o profissional.

Ainda, conforme o tenente, o rio é mutável e de um ano para o outro ele pode ter alterações. “Você pode ter ido em um período seco e achar que tinha certa profundidade. No entanto, ao ir em outro momento, pode haver elevação. Há também a possibilidade de ter galhos o que pode trazer complicações aos banhistas. O álcool também não faz bem porque as pessoas perdem a coordenação motora do corpo. Em uma condição com o corpo debilitado podemos perder a vida na frente de amigos e familiares”, concluiu.

error: Conteúdo protegido!