Busca rápidaX

MANCHETES

Conheça as habilidades necessárias para se tornar um anestesiologista

26 de dezembro de 2022

Segundo pesquisas recentes, a anestesiologia foi uma das áreas médicas que mais ganharam destaque durante a pandemia. Isso porque os anestesiologistas, acostumados a trabalhar com pacientes que precisam de ventilação manual, foram indispensáveis nos cuidados com os doentes. Ou seja, é uma carreira a ser considerada por quem está se formando na área, tendo em vista a demanda.

Antes de fazer um curso de anestesiologista, porém, é importante ter em mente exatamente o que faz esse especialista e quais as habilidades necessárias para o desempenho da função.

Os anestesiologistas são médicos especializados no cuidado de pacientes cirúrgicos e no alívio da dor. Eles administram medicamentos (anestésicos) que reduzem ou eliminam a sensação de dor durante uma operação ou outro procedimento médico.

Entre as principais habilidades requeridas para quem vai se especializar estão:

Habilidades de comunicação: Os anestesiologistas precisam ser excelentes comunicadores. Eles devem se comunicar de forma eficaz com seus pacientes e outros profissionais de saúde.

Compaixão: Os pacientes que estão doentes ou feridos podem sentir dor ou sofrimento extremos. Os anestesiologistas devem tratar os pacientes e suas famílias com compaixão e compreensão.

Destreza: Os anestesiologistas podem trabalhar com ferramentas muito precisas e às vezes afiadas, e erros podem ter sérias consequências.

Habilidades organizacionais: boa manutenção de registros e outras habilidades organizacionais são críticas em ambientes médicos e comerciais.

Paciência. Os anestesiologistas podem trabalhar por longos períodos com pacientes que precisam de atenção especial: Pessoas que temem tratamento médico podem exigir mais paciência.

Resistência física: Os profissionais devem se sentir confortáveis ​​levantando ou virando pacientes incapacitados ou realizando outras tarefas físicas.

Habilidades de resolução de problemas: os anestesiologistas precisam avaliar os sintomas dos pacientes e administrar os tratamentos apropriados. Eles precisam fazer isso rapidamente se a vida de um paciente estiver ameaçada.

Vale lembrar o profissional de anestesiologia atua não só durante a cirurgia, antes da cirurgia, monitorando o paciente para controlar a dor e manter os sinais vitais sob controle, como também antes do procedimento, para garantir que eles possam tolerar a anestesia, e depois, fazendo o acompanhamento do pós-cirúrgico e a recuperação do paciente dos efeitos anestésicos.

Além disso, embora muitos anestesiologistas trabalhem em um ambiente cirúrgico, alguns optam por se especializar no tratamento e controle da dor crônica. Nesse caso, o especialista pode tratar pacientes que sofrem de fibromialgia, enxaqueca ou outras condições crônicas que causam dor regularmente.