Quem possui débitos com a prefeitura de Ijuí tem até quinta-feira desta semana para fazer os pagamentos, não ser inscrito em dívida ativa e ter direito a desconto máximo no IPTU em 2023. Sexta-feira, dia 30, as repartições municipais vão estar fechadas, assim como os bancos, por isso, quinta-feira termina o prazo para regularização de contas com o Executivo ijuiense.
Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o responsável pelo setor de Cadastros e Tributos da prefeitura, Airton de Moura, disse que pode ser quitado qualquer tipo de tributo, mas o foco principal é com IPTU e ISS. O que ficar pendente poderá ser inscrito em dívida ativa a partir de segunda-feira que vem, 2 de janeiro, primeiro dia útil de 2023. Com isso, os valores vão ter acréscimo do cartório de protestos e de custos judiciais.
O IPTU do próximo ano vai ter vencimento, em cota única, dia 15 de março e o contribuinte em dia com as contas municipais terá desconto de 15%. Em caso de débito cai para 10%. Airton de Moura esclarece que normalmente entre 8 e 10 milhões de reais anualmente são inscritos em dívida ativa. Nesse caso, se houver parcelamento, o juro é de 0,5% ao mês, porém se não tiver negociação, o juro fica em 1%.