Busca rápidaX

MANCHETES

Município de Jóia decreta situação de emergência em razão da estiagem

29 de dezembro de 2022

O município de Jóia decretou, nesta quinta-feira, 29, situação de emergência no município em razão da estiagem. Conforme o documento da prefeitura, a falta de chuva acarreta perdas na agricultura, por exemplo milho e soja, ainda atraso no plantio da soja, aumento nos custos de produção, até mesmo prejuízos urbanos.

Além disso, a administração precisa abastecer algumas famílias da área rural com água potável através de caminhão pipa, ainda abrir bebedouros para os animais, também  instalar rede de água nos poços artesianos já existentes. A prefeitura ainda argumenta que o município sofre com estiagens desde 2019.

O levantamento da Emater aponta que o prejuízo financeiro em Jóia devido à estiagem é de 16 milhões, 894 mil reais. Porém, nesse cálculo não consta perdas na soja, pois a cultura está em início de desenvolvimento, com isso, fica difícil estipular dados. O município tem 72 mil hectares de soja sequeiro e 6 mil hectares irrigados.

Já na produção leiteira, nos últimos 21 dias, a perspectiva é que a quebra de rendimento tenha sido de 499 mil e 800 litros, o que representa um milhão e 99 mil reais. Entre milho para grão e silagem, a falta de chuva em Jóia já ocasionou prejuízos de 15 milhões, 793 mil reais. No milho grão sequeiro a perda é de 70% e no milho silagem, 60%. O documento do decreto de emergência de Jóia vai ser encaminhado para os governos estadual e federal. Na última terça-feira choveu em Jóia, mas com muita diferenciação, ou seja, algumas comunidades chegaram a registrar de 30 a 50 milímetros, outras, 15, e teve locais sem precipitação climática.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!