Na área de abrangência do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, total de 44 municípios, a maioria do trigo está em alongamento e emissão de espigas. A maior parte da cultura deve emitir espigas assim que o sol reaparecer.
Já a aveia branca e canola se apresentam com enchimento de grãos, fase que as plantas precisam de muita luminosidade para acumulo de energia e produzir boa granação. No tocante ao milho, na microrregião de Ijuí o plantio ainda está no início, visto as baixas temperaturas.
Já na região Celeiro e beira do rio Uruguai, o cultivo do milho está um pouco mais adiantado, visto clima diferenciado. As geadas dos últimos dias praticamente não prejudicaram o milho, pois as plantas recém estão na fase inicial de desenvolvimento.
No entanto, preocupa a alta incidência de chuva dos últimos dias, além do extenso período sem sol, segundo o agrônomo do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, Gilberto Bortolini. Ele ressaltou que através da falta de luminosidade as plantas têm certa paralisação no desenvolvimento.
O agrônomo alerta que existe muita probabilidade do surgimento de ferrugem nas plantas e, no trigo, também a doença giberela. Por isso, ele orienta que a partir da abertura de sol, os agricultores observem as lavouras, a fim de identificar problemas e fazer o imediato controle. Na tarde desta segunda-feira o sol voltou a reaparecer em Ijuí.