Uma programação especial, neste fim de semana, vai marcar os 50 anos da diocese de Cruz Alta. O aniversário vai transcorrer neste sábado. Diante disso, às 20 horas de amanhã os jovens da diocese iniciarão vigília que vai seguir até a 1 hora da madrugada de domingo. Porém, segundo o padre e administrador da diocese, Silvio Mazarolo, demais pessoas também poderão participar da vigília.
Domingo haverá celebração eucarística pelo jubileu de ouro, às 10 horas, na catedral, com presença de fiéis das 555 comunidades da diocese. Estão confirmadas participações, por exemplo, do arcebispo de Porto Alegre, Jaime Spengler; arcebispo de Santa Maria, Leomar Antônio Brustolin; que vai presidir a missa de domingo; arcebispo de Passo Fundo, Rodolfo Luis Weber; padres diocesanos de Cruz Alta, também padres que passaram pela diocese. Após a missa, vai ter almoço por adesão na casa da etnia alemã, no parque de exposições de Cruz Alta, com show da Família Azzolini.
Em entrevista hoje na Progresso, Silvio Mazarolo, disse que ainda não existe informação sobre o novo bispo da diocese de Cruz Alta. Desde o final de 2021 a diocese está sem bispo, após Dom Adelar Barufi ter assumido a função de arcebispo em Cascavel, no Paraná.