Busca rápidaX

MANCHETES

Dengue: LIRA indica risco médio de infestação em Panambi

31 de janeiro de 2023

A Secretaria de Saúde de Panambi, por intermédio do Setor de Vigilância Ambiental, vinculado a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, realizou o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti – LIRAa, no período de 9 a 13 de janeiro de 2023.

O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, conseqüentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), apresentam risco médio para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, os municípios que têm índice entre 1,0 e 3,9. Abaixo de 0,9 é considerado como de baixo risco e a partir de 3,9 como sendo de alto risco.

Em Panambi foi o primeiro LIRAa pesquisado neste ano, que apontou médio risco de infestação predial por Aedes aegypti, ou seja, o levantamento apresentou um índice geral de 2,5%. Após a confirmação do resultado do LIRAa, a Equipe Gestora juntamente com o Setor de Vigilância Ambiental, já adotou todas as medidas necessárias para dar continuidade na eliminação dos focos do mosquito causador da dengue, sendo que nos próximos dias, através dos Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), deverão ser intensificados os mutirões de recolhimento de equipamentos e materiais inservíveis que podem acumular água.

O resultado é superior ao levantamento anterior de outubro/22, quando o risco era médio também, porém, com índice geral de 1,3%. O Secretário Municipal de Saúde, Romário Heitor Malheiros, e o prefeito, Daniel Hinnah, informam que os Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), devidamente uniformizados e identificados, darão continuidade as visitas domiciliares, para isso, os gestores pedem que a população abra as portas de seus imóveis, desta maneira facilitando o trabalho dos profissionais, pois trata-se de saúde pública.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura