O vice-prefeito e presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural (Comder) de Ajuricaba, Paulo Dolovitsch, convoca as agências bancárias, secretaria Agricultura, secretaria Obras, Defesa Civil, Emater, Sindicatos e demais membros do conselho e entidades ligadas ao meio agrícola do município, para reunião que tratará sobre a situação de estiagem e possibilidade de editar decreto de emergência no município de Ajuricaba. A reunião acontece na terça-feira dia 07, às 9 horas no Salão Nobre.
A administração municipal destaca que a situação realmente está difícil. Porém para o decreto ser validado precisa ser homologado pelo governo do Estado e reconhecido pelo governo federal. Para tanto precisa ser comprovado danos humanos.
“O decreto tem por base laudos. Nesses laudos, vindo da Emater e entidades, precisa quantificar o volume de perdas nos diversos segmentos do meio agrícola, ou seja, milho, soja, leite, peixe e outros. Uma vez informado, esses números não serão mais alterado. Portanto, se decretado em meio a estiagem, ou no final, os percentuais serão diferentes”, explica o coordenador da Defesa Civil, Josemar Martins, lembrando que no ano passado o município de Ajuricaba foi um dos últimos a decretar, porém foi um dos mais beneficiados em todo o Estado com apoio aos agricultores.
O prefeito Ivan disse estar sensibilizado com a situação. “Já passamos por essa dificuldade no ano passado e presenciei a dificuldade junto aos produtores. São famílias inteiras que trabalham de sol a sol e as vezes até a noite, e agora veem suas lavouras sendo amplamente prejudicada pela estiagem. Realmente a situação é difícil, o momento não é legar e isso vai refletir diretamente também no orçamento do município, comprometendo a nossa gestão e diminuindo investimento. Esperamos que as chuvas voltem o mais rápido possível e possamos, pelo menos, amenizar a situação”, destacou.