A Polícia Civil indiciou por estelionato Rui Carlos Muller, homem que se diz ‘terapeuta sensitivo’, após ele prometer cura a uma paciente com câncer em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. A mulher abandonou o tratamento médico para seguir a dieta indicada pelo curandeiro e morreu em setembro de 2022.
O inquérito foi enviado à Justiça esta semana. O caso foi revelado em outubro, após reportagem da RBS TV.
A defesa de Rui Muller informou que ele “colaborou com as investigações e que vai se manifestar somente em eventual processo judicial, caso a denúncia seja acolhida pelo Ministério Público (MP) e respeitada a ampla defesa, direito ao contraditório e devido processo legal”.
De acordo com a família da paciente, Silvana Andelieri começou o tratamento com quimioterapia em fevereiro, quando um tumor no fígado foi diagnosticado. Após consulta com o curandeiro, ela deixou de se alimentar adequadamente e até de beber água, por indicação do homem. O tratamento milagroso custou 11 transferências bancárias que somam R$ 3 mil.
O marido da paciente, Márcio Rodrigo Andelieri, se diz aliviado com o resultado da investigação. “Um alívio. Porque agora eu sei que realmente ele não vai, espero que ele não prejudique mais ninguém”, fala.