Iniciaram no começo da manhã deste sábado, 4, os trabalhos de retirada do caminhão e conserto da viação férrea no viaduto João Claudio Boniatti, que passa sobre a rua 14 de Julho, no Centro de Ijuí.
Próximo ao meio-dia desta sexta-feira, 3, um caminhão com carga de vidros, que se deslocava no sentido Centro-bairro, acabou colidindo na estrutura superior que sustenta os trilhos, com isso, uma viga de metal caiu sobre o caminhão e deslocou os trilhos.
Devido aos danos, os trabalhos de conserto seguirão até o início da noite deste sábado, segundo a Rumo Logística, empresa que detém a concessão da via férrea e responsável pelo conserto.
No início da manhã, uma empresa de Santa Maria, contratada pela Rumo, e um guincho da seguradora do caminhão que atingiu a estrutura atuavam nos trabalhos.
O caminhão de uma empresa de comércio de vidros de Garibaldi foi retirado já no começo da manhã e irá para o guincho da seguradora. Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Trânsito (Smodutran) também estavam no local e agentes de trânsito orientam o fluxo de veículos, que ficará interrompido nos dois sentidos até o término dos trabalhos.
Conforme o secretário da Smodutran, Fábio Franzen, a Rumo Logística deverá cobrar a empresa do caminhão que causou o acidente. Franzen também frisou que há placas indicando a altura do viaduto, que é de 3,7 metros, e sua largura, que é de 3,8 metros, inclusive com placas instaladas a uma quadra antes do viaduto.
“Mesmo assim, vamos providenciar uma outra placa mais visível, com uma escrita como ‘atenção’ ou algo similar para chamar a atenção dos motoristas. Nesse caso, o motorista não sabia a altura do seu caminhão, por isso houve a colisão. Por sorte, conseguimos avisar o maquinista do trem, que está em Ijuí e evitar danos maiores”, diz o secretário.
Há um mês, um outro caminhão também atingiu o viaduto e causou danos na estrutura. Neste fato, o motorista do caminhão fugiu após.