Busca rápidaX

Excesso de calor pode provocar estresse térmico em bovinos de leite

6 de fevereiro de 2023

Proprietários de bovinos de leite precisam ficar atentos ao estresse térmico das vacas leiteiras neste período de verão. O agrônomo e especialista em nutrição de bovinos, Agustinho Botega, ressalta que numa temperatura ambiente de até 25 graus, os animais têm certo conforto, porém, acima disso a situação preocupa. Além disso, depende a umidade do ar.

O estresse térmico pode ser verificado quando a vaca fica ofegante, bebe mais água, reduz a ingestão de comida e tem excesso de salivação. Para reduzir ou evitar o problema, Botega orienta que os produtores disponibilizem bastante sombra, água e alimentação, antecipem a busca dos animais nas pastagens, a fim de evitar que os bovinos corram e se desgastem, além de fazer ordenhas rápidas. Referente à alimentação, é preciso dieta balanceada, com forragem de alta qualidade, entre silagem, feno e pasto, ainda amido e gordura equilibrados. Em âmbito de gordura no alimento, o agrônomo sugere a mistura de soja na ração. Vitaminas e minerais também são fundamentais, com potássio e sódio.

Ontem pela manhã, Agustinho Botega falou sobre estresse térmico de vacas leiteiras durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Também explicou sobre sistemas confinado e semi confinado, que possuem ventiladores e outras estruturas de resfriamento, com vários exemplos na região, o que garante bom ambiente aos bovinos. O estresse térmico pode reduzir em até 30% a produção de leite e prejudicar a reprodução. O Progresso Rural vai ser reprisado, hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira o Progresso Rural na íntegra.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí